segunda-feira, 12 de março de 2012

Os tempos mudam, as cervejas também.


“De qualquer maneira, você não queimou a Schlitz!”. É este o título que abre a campanha da cerveja Schlitz, em 1952.

Para começar, sou apaixonada por anúncios antigos. O desenho, o layout, os textos – tudo fascina este tipo de propaganda que vendia muito bem na época; porque hoje, causaria grandes polemicas.

É interessante tratar sobre um anuncio essencialmente machista logo após a Semana Internacional da Mulher. Todos comentando como conseguimos nosso espaço na sociedade, como somos mães, donas de casa e ainda trabalhamos fora. O que será que falaríamos ao nos deparar com um anuncio deste agora?

Seria um desastre, com certeza. Porém, é interessante analisar a propaganda como importante acervo cultural, afinal, retrata a realidade de cada época. Uma época onde a mulher dona de casa resignava-se a uma propaganda machista, em que a cerveja é mais importante que o seu jantar. Ainda bem que os tempos mudaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário