quinta-feira, 26 de abril de 2012

Marketing | 6 Marcas que passaram vergonha

McDonald’s | Publicações Negativas


Em janeiro, a rede de fest food McDonald's viu sua ação de marketing no twitter ir por água abaixo e virar assunto em reder sociais, blogs e publicações mundo a fora, após lançar uma hashtag em seu perfil chamada #McDstories.

A intenção era chamar a atenção dos consumidores para que eles contassem histórias e momentos vividos nas lanchonetes da marca. Mas, a ação foi invertida pelos tuiteiros que não tiveram boas experiências e começaram a publicar coisas negativas, contando casos de unhas encontrados no lanche e até casos de infecções alimentares.


Mercedes-Benz | “Viva la revolución!”
A Mercedes-Benz em janeiro revoltou exilados cubados em Miame ao usar uma foto de "Che Guevara" para apresentar o novo aplicativo "Car Together", que facilita a busca de caronas.
A apresentação aconteceu durante o International Consumer Electronics Show, em Las Vegas.
Durante a apresentação, Dieter Zetsche, disse que "alguns colegas ainda acham que dividir o carro se aproxima do comunismo". "Bom, se é assim, viva la revolución".
A atitude da empresa não agradou aos cubanos que moram nos Estados Unidos, que deram início contra a montadora alemã.


Belvedere| retirada às pressas

A vodka Belvedere retirou o anúncio do ar depois que a peça gerou uma polêmica na internet sobre a insinuação de abuso sexual.

A campanha mostrava a imagem de uma mulher de forma aterrorizada, enquanto um homem a segurava pelas costar. O texto dizia: "Ao contrário de certas pessoas, Belvedere sempre desce suave."


Reebok | “Traia a namorada, não o treino”


O erro da Reebok ocorreu em março, em um anuncio onde pretendia incentivar atletas a não desistir dos treinos na Alemanha. O problema foi como a ação foi anunciada.

“Traia sua namorada, não o seu treino”

Vodka Iceberg | Ideia infeliz


A Vodka Iceberg achou que seria uma boa oportunidade patrocinar o evento de lançamento de um livro sobre os sobreviventes do Titanic. Os familiares se sentiram ofendidos e não gostaram da ideia e atacaram a marca.

A vodka canadense Iceberg achou que seria uma boa ação de oportunidade patrocinar o evento de lançamento de um livro sobre dois sobreviventes do Titanic. Os familiares não gostaram muito da ideia e atacaram a marca.


KFC | mensagem polêmica


A rede KFC precisou se desculpar publicamente na Tailândia depois de, em meio a alerta tsunami, publicar uma mensagem no facebook incentivando as pessoas correrem para a casa e pedirem um balde do frango da marca.

“Vá depressa para casa e acompanhe as notícias do terremoto. E não se esqueça de encomendar o seu menu de KFC favorito”, disse a empresa, enquanto as pessoas eram avisadas para que saíssem da zona das praias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário