Em janeiro, a rede de fest food McDonald's viu sua ação de marketing no twitter ir por água abaixo e virar assunto em reder sociais, blogs e publicações mundo a fora, após lançar uma hashtag em seu perfil chamada #McDstories.
A intenção era chamar a atenção
dos consumidores para que eles contassem histórias e momentos vividos nas
lanchonetes da marca. Mas, a ação foi invertida pelos tuiteiros que não tiveram
boas experiências e começaram a publicar coisas negativas, contando casos de
unhas encontrados no lanche e até casos de infecções alimentares.
Mercedes-Benz
| “Viva la revolución!”
A Mercedes-Benz em janeiro
revoltou exilados cubados em Miame ao usar uma foto de "Che Guevara"
para apresentar o novo aplicativo "Car Together", que facilita a
busca de caronas.
A apresentação aconteceu durante
o International Consumer Electronics Show, em Las Vegas.Durante a apresentação, Dieter Zetsche, disse que "alguns colegas ainda acham que dividir o carro se aproxima do comunismo". "Bom, se é assim, viva la revolución".
A atitude da empresa não agradou aos cubanos que moram nos Estados Unidos, que deram início contra a montadora alemã.
Belvedere| retirada às pressas
A vodka Belvedere retirou o anúncio do ar depois que a peça gerou uma polêmica na internet sobre a insinuação de abuso sexual.
A campanha mostrava a imagem de
uma mulher de forma aterrorizada, enquanto um homem a segurava pelas costar. O
texto dizia: "Ao contrário de certas pessoas, Belvedere sempre desce
suave."
Reebok
| “Traia a namorada, não o treino”
O erro da Reebok ocorreu em
março, em um anuncio onde pretendia incentivar atletas a não desistir dos
treinos na Alemanha. O problema foi como a ação foi anunciada.
“Traia sua namorada, não o seu treino”
Vodka
Iceberg | Ideia infeliz
A Vodka Iceberg achou que seria
uma boa oportunidade patrocinar o evento de lançamento de um livro sobre os
sobreviventes do Titanic. Os familiares se sentiram ofendidos e não gostaram da
ideia e atacaram a marca.
A vodka canadense Iceberg achou que seria uma boa ação de
oportunidade patrocinar o evento de lançamento de um livro sobre dois
sobreviventes do Titanic. Os familiares não gostaram muito da ideia e atacaram
a marca.KFC | mensagem polêmica
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