quarta-feira, 14 de março de 2012

A curiosa lata azul


Poucos sabem, mas existe uma lata azul da Coca-Cola. E melhor: é brasileira! A cor vermelha é o carro-chefe da marca, e a maior diferença de sua principal concorrente (você pensou certo: a Pepsi). Então aposto que está se perguntando: como?

Tudo começou no Amazonas. Na cidade de Parintins, existe um festival de proporções internacionais: É a Festa do Boi Bumbá, que divide a cidade em duas: quem torce pelo Garantido (vermelho) e quem torce pelo Caprichoso (azul).

A torcida do Boi Caprichoso passou a associar a Coca-Cola com o rival vermelho e, curiosamente, preferir à concorrente Pepsi, com sua lata azul. Para não perder os consumidores, a Coca fez algo incrível para a maior marca mundial com mais de 100 anos de posicionamento de mercado: produziu uma lata azul especialmente para o evento.

Isto mostra o poder de regionalização do produto, e da força da construção de identidade visual nas embalagens, produtos, empresas e torcidas. Tem até uma campanha especial:

Nenhum comentário:

Postar um comentário