#. A Origem
Dom Cobb, juntamente com seu
organizador, amigo e braço direito Arthur, estão em uma missão de invasão da
mente do poderoso empresário japonês Saito usando uma técnica de espionagem
industrial através dos sonhos. A dor é sentida nos sonhos, porém a morte leva a
pessoa a acordar. Cobb carrega consigo um totem na forma de pião, que originalmente pertencia à
sua falecida esposa Mal, para determinar se ele está sonhando ou não. A
extração falha devido a intervenção de Mal, cujas lembranças assombram a mente
de Cobb e sabotam suas missões. Saito revela que ele estava, na verdade,
fazendo um teste para saber se a equipe tinha capacidade de fazer uma inserção,
ou seja, usar os sonhos de uma pessoa para implantar a origem de uma idéia. Em
troca, ele promete livrar todas as acusações de assassinato contra Cobb, se a
missão for bem sucedida, para que ele possa rever seus filhos nos EUA.
O alvo de Saito é Robert Fischer, filho do inimigo empresarial
dele, Maurice Fischer. O objetivo é
convencer Fischer a dividir o império do pai após a morte dele. Cobb recruta
Eames, um falsificador capaz de mudar de aparência física dentro dos sonhos,
Yusuf, um químico que formula sedativos, e Ariadne, uma estudante que ele e
Arthur treinam para criar os cenários dos sonhos. Quando o velho Fischer morre
em Sydney, Saito e a equipe dividem um vôo com Robert Fischer para Los Angeles a fim de sedá-lo. Com
Fischer inconsciente, eles entram no sonho de Yusuf, uma área metropolitana
chuvosa, e seqüestram Fischer. Entretanto, são atacados pelas projeções
treinadas do inconsciente de Fischer, e Saito é ferido gravemente. Devido a
influência dos sedativos e as múltiplas camadas de sonhos, a morte leva a
pessoa para o limbo, um mundo de sonhos não construídos, por um tempo
aparentemente indefinido. Cobb revela a Ariadne que ele passou anos no limbo
com Mal, onde eles moldaram um mundo de acordo com suas idéias e que ao
acordarem, Mal ficou convencida de que eles ainda estavam sonhando e cometeu
suicídio, incriminado Cobb para persuadi-lo a fazer o mesmo, porém, ele fugiu
dos EUA e das acusações.
Eames muda sua forma para a de Peter Browning, o padrinho de
Fischer, para tentar extrair informações de Fischer mas nada consegue. A equipe
entra em uma van e são sedados para o sonho de Arthur, um hotel, onde eles
convencem Fischer de que ele foi seqüestrado no primeiro nível por Browning e
que devem entrar na mente dele para determinar seus motivos. Na verdade o sonho
é o de Eames, uma área montanhosa e nevada, onde devem invadir uma fortaleza
para revelar a idéia plantada. Para acordar e proteger a equipe, um membro fica
para trás em cada nível com "chutes" sincronizados: Yusuf dirigindo a
van para fora de uma ponte, Arthur explodindo um elevador com os corpos da
equipe em gravidade zero, e Eames detonando explosivos na fortaleza da
montanha.
Fischer acaba sendo morto por Mal e vai para o limbo. Ariadne e
Cobb o seguem para confrontá-la. Lá, Mal tenta convencer Cobb a ficar, fazendo
com que ele questione sua própria realidade. Cobb revela que ele plantou uma idéia
na mente de Mal para que ela acordasse, fazendo ele indiretamente responsável
por sua morte. Ela o ataca, porém Ariadne atira nela. Cobb permanece no limbo
para localizar Saito, que havia morrido no nível anterior, enquanto Fischer e
Ariadne retornam para a fortaleza, onde Fischer chega à conclusão de que seu
pai desejava que ele viesse a ser um homem de convicções próprias. Cobb
consegue localizar um envelhecido Saito e lhe diz que ambos precisam retornar à
realidade. Ele acorda de volta no avião e encontra todos bem. Saito honra o
acordo com Cobb e o livra das acusações de assassinato; Cobb entra nos EUA e
finalmente retorna para sua casa. Ele gira o pião para verificar se está
sonhando ou não, porém é distraído por seus filhos antes que qualquer resolução
possa ser vista, deixando o final aberto a interpretações.
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